14 de março Dia Nacional dos Animais


A definição do dia 14 de março como o Dia Nacional dos Animais, surgiu em 2012, quando o projeto de lei que criava o Estatuto dos Animais foi apresentado.


Esta data, tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ser dados aos animais, sejam domésticos ou selvagens, e a importância que eles têm em nossa vida.



A legislação brasileira criminaliza maus-tratos aos animais. Entre os diversos tipos de maus-tratos, estão os atos de forçar um animal a realizar movimentos contrários à sua natureza ou além de sua capacidade física; abandonar o animal em situação de perigo; abandonar animal criado em cativeiro, quando despreparado para se alimentar de maneira adequada; submeter animal a treinamentos, eventos, apresentações circenses, ações publicitárias que causem dor, sofrimento ou dano físico; violência física; privar o animal de água ou alimento adequado e confinar animal com outro que lhe cause medo, perigo, agressão ou qualquer tipo de dano. Denuncie, se você presenciou algum animalzinho sendo vítima de maus-tratos.


O dia 04 de outubro é considerado o Dia Mundial dos Animais, em homenagem ao nascimento de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais pela Igreja Católica.


Redação do Notícias Pet


Fonte: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=979842

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/03/30/estatuto-dos-animais-e-aprovado-pela-ccj

Receba nossas atualizações

© 2019 MeuGuiaPet LTDA