7 dicas para encontrar um bom Veterinário.



Quem possui um pet sabe como é importante encontrar um bom veterinário para realizar o atendimento e acompanhar a saúde do seu bichinho de estimação. Este profissional deve ser consultado com certa frequência, uma vez que é ele que cuida da aplicação de vacinas, realização de exames, vermifugação, recomendação de alimentos e vários outros cuidados que seu cão, gato, papagaio, calopsita, iguana e outras espécies necessitam no dia a dia.

Assim como nós humanos vamos ao médico para cuidar de nossa saúde, nossos queridos pets também precisam de acompanhamento para ter uma vida saudável, livre de doenças e pragas que podem atrapalhar no seu desenvolvimento.

Neste artigo, enumeramos algumas dicas importantes para que você possa ter a certeza de que escolheu um profissional habilitado e com a experiência necessária para atender seu animal, trazendo tranquilidade para você e sua família.



Referências e Indicações

A primeira dica na escolha de um bom veterinário é pedir a indicação de amigos e familiares que possuem pets. Isso é muito importante, pois se você sabe que essas pessoas que são do seu convívio se preocupam com o bem-estar de seus cães e gatos, já é um bom começo na busca do profissional ideal.

Muito provavelmente eles vão buscar um médico veterinário que atenda suas necessidades e cuidem bem de seus pets em qualquer situação. As redes sociais podem contribuir bastante nesta busca. Um post pedindo indicações pode fazer com que vários de seus amigos retornem com nomes e endereços de veterinários que cuidam de seus pets.

Experiência do veterinário

Após encontrar o nome do veterinário que você pretender levar seu animal de estimação, é importante saber qual é a experiência do profissional. Algumas sugestões são: procurar saber onde ele se formou, quantos anos têm de carreira, se possui especializações e se participa de cursos, palestras e workshops para aperfeiçoar seu trabalho. Isso, com certeza, garante muita tranquilidade na hora entregar seu pet nas mãos do veterinário.

Outra dica, essencial para evitar qualquer tipo de problema, é consultar o registro do veterinário junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). Na internet, é possível encontrar o site do CRMV de seu estado e realizar esta consulta para saber se seu veterinário está devidamente habilitado para exercer a profissão.

Personalidade do profissional

Após pedir indicações e saber o histórico do veterinário selecionado, entramos em outra etapa para saber se você escolheu o melhor profissional para o seu pet. Ao realizar a primeira consulta tente analisar a personalidade do profissional: se ele é carinhoso com seu pet, se explica bem os procedimentos que estão sendo realizados, se tenta acalmar seu pet em situações de estresse ou se trabalha com pressa. Estes são alguns dos fatores que você deve considerar na hora de levar seu pet em uma clínica veterinária.

Se você não se simpatizar com o profissional é melhor partir em busca de outro veterinário, evitando desgaste e preocupações. Pode acontecer sim da personalidade do profissional não ser como você deseja. E não que isso seja um erro ou falta de educação do veterinário, mas sim uma questão de afinidade e preferência por outras formas de atendimento.

Instalações da clínica

Outro fator que merece destaque é verificar as instalações da clínica veterinária escolhida para cuidar de seu pet. Lembre-se que ele é considerado praticamente um membro de sua família. Por isso, procure verificar se o espaço é confortável para você e seu animal, se possui ambientes separados para os pets que estão sendo consultados e para os pets que estão passando por outros procedimentos e/ou tratamentos e se possui uma boa estrutura para internação dos animais.

Além disso, é bom consultar sobre o atendimento fora do horário comercial. Saber se a clínica atende consultas de emergência e como entrar em contato caso situações como esta ocorram com seu pet. Nada melhor do que ser um tutor prevenido e ter essa informação em mãos.

Higiene do espaço

A higiene do espaço também é muito importante. Sabemos que as clínicas são espaços destinados ao atendimento dos pets e, em muitas ocasiões, eles podem fazer suas necessidades neste local. Uma situação que, com certeza, deve ser interpretada como normal, já que estamos em um ambiente voltado para a saúde animal.

Porém, logo após constatar que cães e gatos, por exemplo, fizeram sujeiras no ambiente à clínica deve realizar a limpeza para evitar que outros pets tenham contato com os resíduos. Essa limpeza evita que eventuais doenças sejam transmitidas ou ocorra à circulação de vírus entre os animais que estão no mesmo espaço. Evitar contaminações é essencial neste ambiente e os donos dos pets devem sim observar estas situações com cautela.

Cuidados com seu pet

O jeito como o médico veterinário trata o seu pet também é um fator relevante. Por isso, durante a consulta, observe como ele realiza os procedimentos com seu animal. Um bom veterinário, sem dúvida nenhuma, precisa demonstrar amor pelos bichos.

Outra dica é verificar se o veterinário ouve as suas dúvidas e passa recomendações que ajudem a melhorar os cuidados diários dos animais. Um bom veterinário sabe que o dono consciente auxilia na prevenção de inúmeros problemas. E estar bem informado é primordial para alcançar este objetivo.

Localização

Além de todos os fatores já mencionados, temos um último item que pode influenciar na sua escolha: a localização da clínica onde o veterinário realiza o atendimento. Em raras ocasiões você estará disposto a atravessar a cidade para que seu pet seja consultado.

No entanto, analise bem a qualidade do serviço oferecido e a experiência do profissional. Pode ser sim interessante andar uma distância maior e garantir um atendimento de excelência para seu animal de estimação.

Se não for possível levar seu pet em seu próprio carro, existe a possibilidade de transportá-lo em taxi, carros de aplicativos ou em um Taxi Pet, que são veículos destinados exclusivamente para este tipo de transporte.

Bom, estas foram às dicas que nós preparamos para te auxiliar. Esperamos que elas sejam úteis na escolha de um bom profissional. No Meu Guia Pet você encontra uma área exclusiva para buscar veterinários e outros profissionais que estejam em sua região. Acesse e confira!

Redação do MeuGuiaPet


Bem-vindo ao post no seu blog. Use este espaço para conectar-se com seus leitores e com seus clientes potenciais de uma forma atualizada e interessante. Pense nisso como uma conversa na qual você pode compartilhar atualizações sobre o negócio, tendências, notícias e muito mais.


Redação do MeuGuiaPet

Receba nossas atualizações

© 2019 MeuGuiaPet LTDA