Benefícios do adestramento para seu Pet

A maior dificuldade entre o relacionamento de tutores e cães é a comunicação. Um cão é moldado pelo dono, portanto ele só aprenderá a seguir regras se for diretamente ensinado. O adestramento serve para deixar seu cão mais disciplinado e obediente. Serão instruções de como se portar, onde fazer suas necessidades, o que pode fazer e o que não pode. Mas como fazer esse adestramento?



Se você possui ou já possuiu um filhote sabe como é difícil fazê-los se comportar. Adestrar um filhote é como educar uma criança, é o momento de mostrar que sua autoridade deve ser obedecida. Assim como as crianças, os filhotes vão testar os limites para saber até onde podem ir, nesse momento é importante ter paciência e saber o que fazer. Não confunda autoridade com autoritarismo. O cão deve te ver como um líder e não uma ameaça, fazê-lo obedecer por medo já se provou pouco efetivo.

Segundo estudos realizados no Reino Unido, a forma mais efetiva de treino é por meio de reforços positivos, quando o cão recebe um prêmio (seja elogio, guloseimas ou carícias) ao realizar uma ação desejada. Já técnicas como o castigo são menos eficazes além de poder causar consequências no comportamento do cão.

Existem profissionais que adestram os cachorros seguindo a técnica de reforços positivos mas, não impede você de fazer em casa. O cão, pode ser adestrado em qualquer momento da vida, porém, o ideal é que comece enquanto filhote, facilitando o adestramento do mesmo. Se seu cão já é adulto, um profissional seria melhor, mas com paciência você pode mudar os hábitos do seu cachorro.

Se possui um filhote, aos dois meses de idade é o ideal para se começar o adestramento. Nessa idade os animais ainda não tem noção do certo e errado, e são mais maleáveis a seus ensinamentos. Nessa época, os cães tiram muitas “sonecas”, momento para você colocá-lo onde quer que ele durma, assim ele entenderá que ali é o local para fazer isso. O mesmo serve para comida, coloque no local desejado e siga um horário, para que ele aprenda a seguir a rotina. É importante ficar atento à alimentação deles, para que não dê mais que o necessário, evitando futuros problemas de obesidade.

Se seu filhote destrói coisas da sua casa, como chinelos por exemplo, você pode resolver facilmente dando um brinquedo a ele. Nessa idade eles vão morder tudo que tiver ao seu alcance, então para evitar que ele destrua algo seu, invista em algo para ele, essa é melhor forma de corrigir o comportamento destrutivo. Quando se trata de onde fazer as necessidades (este talvez seja o ensinamento que mais importa para os tutores) o melhor seria que você o alimentasse e esperasse o tempo da sua digestão e então fizesse uma caminhada com ele. Nesse caso ele faria um exercício e também as necessidades fora de casa, lembrando sempre de levar sacolas para pegar as fezes do seu pet. Essa ação junta dois fatores que te ajudariam, o cão se acostuma a fazer as necessidades apenas fora de casa e você ainda o mantém saudável com caminhadas diárias. Uma dica é não brigar com seu cão se ele fizer as necessidades em um local errado, isso só o fará ter medo de fazer as necessidades em sua frente, pois ele irá pensar que isso é errado.

Como já citado, o melhor método de adestramento é por meio de recompensas. Além de aumentar a obediência do cachorro esse método não causa danos negativos ao animal. Já o castigo pode causar alguns problemas de comportamento, como deixá-los mais ansiosos e agressivos. Esses problemas refletem na vida do animal, ele irá continuar tendo problemas de comportamento e o dono continuará o castigando, o ciclo só causará estresse, medo e dor ao cão.

Como tutor, você precisa ser paciente, ainda que leve algum tempo para seu cachorro seguir seus comandos, os mesmos irão refletir por toda a vida. Um cão bem cuidado e educado irá recompensar você com uma vida mais tranquila. O processo de adestramento serve de ensinamento para o cão e também para os donos, que vão aprender a lidar com seu pet e conhecê-lo melhor, acompanhando cada fase da vida do seu amigo.


Você também pode encontrar um profissional mais próximo para adestrar seu Pet acessando www.meuguiapet.com





Receba nossas atualizações

© 2019 MeuGuiaPet LTDA