Gatinhos da raça Sphynx, você conhece?

Hoje o Falando Sobre conta um pouquinho a respeito dos exóticos gatinhos da raça Sphynx.

Muitas pessoas acreditam que essa raça é originária do Egito, mas, na verdade, esses peladinhos são de origem Canadense. Segundo historiadores, o surgimento da raça foi em 1966 quando uma gata da cidade de Ontário deu à luz um gatinho sem pelos e na ninhada seguinte ocorreu o mesmo “fenômeno”.

A partir disso, descobriu-se que o responsável pela “ausência de pelos” foi uma mutação natural do gene recessivo presente em algumas raças e que é hereditário. Depois de alguns anos, outros bichanos surgiram com essa mutação e a raça foi se estabelecendo. Essa raça ganhou esse nome pela sua similaridade com as famosas esfinges existentes no Egito e que significam sphinx em inglês.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam esses gatinhos não são totalmente pelados, eles possuem uma camada de pelos muito curtos e finos, quase invisíveis. Uma outra característica dessa raça, é a sua pele enrugada que o deixa ainda mais charmoso. Esses gatinhos esbeltos possuem olhos grandes, orelhas pontudas e rosto fino, são muito carinhosos e brincalhões.

Assim como a maioria dos gatos, os Sphynx são muito ativos e adoram brincar. São muito carinhosos e bastante apegados aos seus tutores. Essa raça é considerada uma das mais inteligentes. São bons companheiros para crianças e outras espécies de pets.

São pets muitos saudáveis que não apresentam problemas de saúde por conta de sua genética, o maior cuidado deve ser com a pele deles. Por possuírem a pelagem extremamente curta, esses pequenos são muito sensíveis a baixas temperaturas e a limpeza de suas dobrinhas deve ser feita com frequência. A exposição ao sol, sem proteção adequada para esses felinos, também pode causar queimaduras em sua pele, por isso, todo cuidado é necessário para evitar que seu bichano se machuque. Esses bichanos podem viver até os 14 anos.

Além do Sphynx, existem outras quatro raças de felinos sem pelos que são muito parecidas entre si: Donskoy, Ucraniano Levkoy, Bambino e Peterbald.

E você já conhecia essa raça? Conta pra gente!

Receba nossas atualizações

© 2019 MeuGuiaPet LTDA