O que é a Toxoplasmose?

Hoje o Falando Sobre, irá abordar um assunto muito importante e que é uma das maiores causas de abandono de gatos (por desinformação), que é a Toxoplasmose.


A toxoplasmose é uma doença causada pelo parasita Toxoplasma gondii. Trata-se de uma zoonose que em pessoas saudáveis pode ser imperceptível. No entanto, as grávidas e indivíduos com o sistema imunológico comprometido, devem ser cautelosos. Isso porque, para este grupo de pessoas, a Toxoplasma pode causar sérios problemas de saúde.


O perigo da toxoplasmose na gravidez acontece em mães que nunca tiveram contato prévio com o parasita, assim, ao adquirirem a doença durante a gestação estão sob risco, isto porque, a toxoplasmose congênita pode causar má formação ou deixar sequelas neurológicas e oftalmológicas em bebês.


Os gatos são os únicos hospedeiros definitivos do parasita que causa a toxoplasmose, assim quando estão contaminados, passam a eliminá-los nas fezes, servindo como fonte para contaminação do meio e de pessoas.


Todavia, é muito importante esclarecer que raramente a transmissão da toxoplasmose para humanos ocorre a partir do contato com os bichanos, isto porque, estima-se que somente 10% dos gatos carreguem o parasita. Felinos que vivem ou que têm acesso à rua estão mais sujeitos ao contágio, pois podem ingerir carnes cruas que estão contaminadas. Assim, gatinhos que se alimentam apenas de ração e que vivem em casa, sem acesso à rua, dificilmente poderão contrair e transmitir a toxoplasmose.


O ser humano somente contrai a toxoplasmose através de felinos infectados caso manipule suas fezes com as mãos e, em seguida, as leve à boca sem a devida higienização.

Estudos demonstram que as maiores causas de contaminação da doença, são a infecção congênita durante a gestação e a ingestão de água ou alimentos que estão contaminados. Pessoas que comem carne crua ou mal passada, estão sujeitas ao contágio da doença, pois hospedeiros intermediários, como é o caso do porco e do boi, armazenam os cistos do parasita em seus tecidos, por isso é muito importante cozinhar bem esses alimentos.

Para evitar ser contaminado pela toxoplasmose, medidas simples de higiene e de cuidados com os gatos contribuem muito para a prevenção.

· Assim, não permita que seu bichano vá para a rua, onde ele fica exposto a doenças;

· Limpar a caixa de areia do seu gatinho diariamente, sempre utilizando luvas de borracha para manuseá-la.

· Lave frutas, legumes e verduras com cuidado e após manusear carne crua lave bem as mãos, assim como os utensílios utilizados.,

· Evitar comer carnes cruas, pois podem estar contaminadas, por isso é muito importante cozinhá-las bem.

Sempre leve seu gatinho ao veterinário a fim de monitorar de perto o estado de saúde dele.


Redação do Notícias Pet

Você conhece o MeuGuiaPet? Encontre todos os profissionais para seu Pet em um só lugar. Acesse: www.meuguiapet.com



⠀ ⠀

Receba nossas atualizações

© 2019 MeuGuiaPet LTDA