Shih Tzu é um excelente companheiro!

Hoje vamos falar sobre uma das raças mais populares e queridas dos brasileiros.

De focinho achatado, olhinhos grandes e arredondados, e bastante amoroso, o cãozinho da raça Shih Tzu é um excelente companheiro. Esses pequenos se adaptam muito bem a diversos ambientes, são muito dóceis e amigáveis com crianças e outros cães, e levam muita alegria às famílias de seus tutores.


Com seu corpinho robusto e levemente comprido, esses pequenos estão sempre com a cabeça e a cauda empinadas, o que sempre dá um ar de graça e confiança quando estão caminhando.

Sua pelagem, se não tosada, é caracterizada por pelos longos e abundantes podendo ser levemente ondulados especialmente no comprimento. A escovação regular e a tosa, são muito importantes para evitar que os pelos se enrolem e formem nós que podem machucar a pele do pet. Existem diversas variações de cor em sua pelagem, mas, geralmente eles possuem uma faixa branca na parte da frente da cabeça e pelos brancos também na cauda.

O Shih Tzu tem cuidados bastante comuns em relação à sua saúde, todavia, alguns cuidados são necessários. Por possuírem o globo ocular mais exposto, esses pequenos precisam de atenção especial nos olhos para evitar que sofram acidentes e lesões nessa região. Além disso, é fundamental observar a respiração desses peludinhos, pois por possuírem o focinho achatado, alguns problemas respiratórios podem surgir como ronco, apneia ou infecções.

Outro problema bastante comum é a propensão à coprofagia, hábito instintivo de comer as fezes. São muitos os motivos que levam a essa prática, mas ela tem solução e pode ser tratada com a ajuda de um veterinário.

Esse pequeno possui tendência a obesidade, por isso, deve seguir uma dieta e fazer atividades físicas moderadas, para evitar o sedentarismo.

Se você pensa em ter um pet, esse pequeno é um ótimo companheiro, é cheio de alegria, é muito extrovertido, adora ser pego no colo e se apega facilmente à família.

A expectativa de vida dos cães da raça Shih Tzus é de até 15 anos.

E você, tem essa fofura em casa? Conta pra gente!


Redação do Notícias Pet

Você conhece o Meu Guia Pet? Todos os profissionais para seu Pet em um só lugar, acesse: www.meuguiapet.com



Receba nossas atualizações

© 2019 MeuGuiaPet LTDA