Vacinação e sua importância

Hoje o tema do Falando Sobre é a Vacinação. A vacinação é muito importante em cães e gatos, pois previne doenças contagiosas e ajuda a garantir que seu pet tenha uma vida longa com saúde.


É indicado que os pets sejam vacinados ainda filhotes, a partir de seus 45 dias de vida, todavia, cães e gatos adultos também podem e devem ser imunizados a qualquer momento.


As vacinas reforçam o sistema imunológico e protegem os pets contra doenças infecciosas. Em cães, doenças como: Cinomose, Hepatite infecciosa, Parvovirose, Raiva, Leptospirose, Parainfluenza Canina; e em gatos doenças como: Panleucopenia, Rinotraqueíte, Calicivirose, Clamidiose, Leucemia Felina (FeLV) e Raiva, podem ser evitadas com a imunização através de vacinas.


Essas doenças são graves e podem levar a óbito seu pet, além disso, algumas são contagiosas tanto para a comunidade canina e felina quanto para os seres humanos, como é o caso da Raiva. Por isso, proteger a saúde de seu pet é essencial não só para o bem dele, mas também para a população de cães e gatos como um todo: doenças contagiosas podem ser controladas apenas se grande parte dos animais for vacinada.

As vacinas ajudam o organismo produzir anticorpos que protegem seu pet contra agentes virais e bacterianos. Para garantir que a produção de anticorpos permaneça alta o suficiente a ponto de conferir a máxima proteção ao seu pet, os reforços das vacinas precisam ser administrados anualmente.


Ao consultar o veterinário, explique para ele o dia a dia do seu pet, como por exemplo, se ele convive com outros animais ou se ele frequenta parques e outros locais públicos, pois, a partir disso, o veterinário elaborará um correto programa de vacinação, bem como avaliará as condições do pet, verificando se ele está apto a receber as vacinas.

Para ser vacinado, o seu pet deve estar saudável, sem febre ou diarreia, com peso adequado e previamente vermifugado. Se isso não for observado, o organismo pode não responder plenamente à vacinação.


Prevenir é sempre o melhor remédio, por isso é necessário dar as doses nas datas certas e mantê-las sempre atualizadas.


E você, já vacinou seu pet esse ano? Conta para a gente!

Redação do Noticias Pet


Você conhece o Meu Guia Pet? Todos os profissionais para seu Pet em um só lugar. Acesse: www.meuguiapet.com



Receba nossas atualizações

© 2019 MeuGuiaPet LTDA