Você ama os Vira-latas? Nós também.

Hoje vamos iniciar o “Falando Sobre”, semanalmente vamos abordar assuntos interessantes sobre pets, trazer um guia de raças, falar sobre doenças que acometem nossos filhos peludos e muito mais.


E para começar muito bem esse novo projeto, hoje o Falando Sobre traz uma abordagem sobre os nossos amados vira latas, sejam eles gatinhos ou cachorrinhos.

Vira latas, ou melhor, animais sem raça definida, são sem dúvidas a “raça” preferida e mais presentes nos lares brasileiros. Infelizmente, ainda é muito alta a taxa de abandono de cães e gatos vira latas, seja na fase de filhote, adulto ou idoso.

Eles são espertos, amorosos, dóceis, e contém muitas outras qualidades. Os vira latas, não possuem uma origem definida, pois, são uma mistura de raças, assim, não dispõem do certificado de pedigree.

Quanto às características dos vira latas, podemos observar que eles podem ser de porte grande, médio ou pequeno (cães), podem conter diversas cores como: branco, preto, caramelo ou todas elas combinadas, podem ter pelagem longa ou curta, ter o temperamento agitado ou não. Todos esses atributos dos vira latas, acontecem por conta da mistura de raças que possam ter, destacando as características mais predominantes de seus ascendentes.

Assim, como os animais com pedigree, os vira latas podem ter problemas inesperados, sendo importante consultar periodicamente o veterinário para garantir que qualquer complicação possa ser diagnosticada precocemente e o tratamento possa ser iniciado.

É muito importante que os vira latas estejam com a vacinação e vermifugação em dia, tenham banhos periódicos, escovação da pelagem, passeios frequentes, entre outros cuidados. Além disso, sempre é recomendável pelos veterinários à castração, para evitar doenças e cio.

Os cães vira latas vivem, em média, 16 anos, enquanto os gatos vivem, em média, 12 anos. Esse fator também depende da mistura de raças e da forma como a família cuida do pet, quanto mais cuidados, maiores as chances de uma vida mais longa e de maneira saudável.

E você, também ama os vira latas?



Receba nossas atualizações

© 2019 MeuGuiaPet LTDA